quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O DIA EM QUE UMA BOLA DE PAPEL FERIU A CABEÇA DE SERRA...



Por Marcos A. de Souza

Um objeto voador não identificado atingiu a cabeça de Serra enquanto o candidato tucano fazia campanha no Rio de Janeiro.
Seria um rolo de fita crepe, uma bolinha de ping pong ou uma criptonita?
E o Serra quem diria, foi parar em um hospital particular da zona sul do Rio... Ué, o melhor ministro da saúde do mundo não confia no seu legado à saúde pública?
Depois de ser atingido por esse misterioso objeto voador não identificado, Serra passou por exames de tomografia computadorizada para descobrir se o impacto certeiro na sua careca teria provocado lesões cerebrais que fizeram cancelar o resto da sua agenda política na Cidade Maravilhosa...
Suspeitavam até de um possível traumatismo craniano, fruto da ação truculenta da "petezada enraivecida", como diriam os serristas mais afoitos...
Mais as cameras estavam ligadas e o cinegrafista do jornal do SBT captou o instante exato em que o misterioso objeto atingiu a careca de Serra... 
Conclusão: Não era um rolo de fita crepe ou uma pedra que causou uma lesão na cabeça de José Serra... Muito menos uma criptonita... Era tão somente uma bolinha de papel...
Nunca antes na história da humanidade uma bolinha de papel causou tanto estrago... A NASA já solicitou fragmentos da bolinha de papel para análises técnicas...
Recomenda-se aos coletores das amostras vestirem roupas especiais para entrar em contato com tão poderosa esfera...

domingo, 17 de outubro de 2010

UMA IGREJA QUE NÃO ENTENDEU O ENSINAMENTO DE CRISTO: DAI A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR E A DEUS O QUE É DE DEUS...

Por Marcos A. de Souza.
Esta campanha política será lembrada ad infinitum como uma verdadeira guerra santa entre o pseudo-bem contra o mal... Ao menos na cabeça dos eleitores, instigados pelo alto clero católico e evangélico.
Parece que ao invés de uma eleição presidencial estamos as vésperas de um conclave para eleger um novo líder espiritual, que conduza o povo brasileiro ao paraíso.
Como nas antigas Cruzadas Medievais, alguns clérigos, preocupados com qualquer outra coisa, menos com salvar a alma de seus fiéis, resolveram se lançar na luta contra aqueles os quais consideram hereges.
Brasília é a Jerusalém que deve ser tomada a qualquer custo dos hereges do PT pelos neo-cruzados soldados do bem.
Vale tudo nessa cruzada abençoada pelos intermediários entre Deus e os homens...
Associar Dilma a um diabo de saias que sairá espalhando bestialidades apocalipticas sobre o Brasil, como o aborto, o casamento gay, a proibição de cultos religiosos em espaços públicos, no rádio e na televisão, e por aí vai...
A boataria na internet, milhões de panfletos produzidos a mando de Dioceses católicas no estado de São Paulo, parecem ser as lanças com que os cruzados modernos atacam os hereges petistas...
Soma-se a isso o apoio velado de clérigos evangélicos e bispos católicos ao candidato do PSDB, como se este fosse o detentor da "moral e dos bons costumes"... Um verdadeiro Serra Coração de Tucano , em plena missão de resgatar Brasília das mãos dos infiéis...
Não obstante, quando um clérigo - o qual possui um enorme influencia, uma liderança que transcende os dominios da vida terrena - resolve assumir um posicionamento político diante de seus fiéis, acaba por sujeitar suas ovelhas a se afastarem daqueles aos quais seus guias espirituais consideram como lobos.
Votar contra o candidato do líder espiritual, é como cometer um pecado, porque em tese "o bom pastor sabe o que é melhor para suas ovelhas". O eleitor, dominado pela sua boa fé, no máximo trava uma luta na sua consciência, entre votar livremente, ou respaldar a escolha de seu iluminado guia... 
Na verdade, para o crente mais convicto, a vontade do seu pastor é a vontade de Deus que não pode ser desobedecida.
É a versão eclesiástica do voto de cabresto. E a história tem sido pródiga em mostrar que misturar fé e política tem sido  uma combinação explosiva...
Até o próprio Cristo aconselhou esta separação com os dizeres "Dai a César o que é de César (política) e a Deus o que é de Deus.
Parece que só estes clérigos não entenderam isso ainda. Muitos eleitores  se esqueceram ainda de que um dos mandamentos do Cristo é não levantar falso testemunho... Se esqueceram ainda de outro, que é não tomar o santo nome de Deus em vão...E continuam - de ambos os lados - não só levantando calúnias, como também espalhando aos montes, muitas vezes em nome da fé e dos valores cristãos.... 
Que o diga minha caixa de emails, entupida de calúnias e boatos anti-Dilma...Não entenderam nada.

sábado, 16 de outubro de 2010

QUANDO O FEITIÇO VIRA CONTRA O FEITICEIRO... OU MELHOR, QUANDO A HIPOCRISIA BATE À PORTA DA FAMÍLIA SERRA...

Por Marcos A. de Souza.
Mais uma vez o aborto. O problema primaz do Brasil, que levou a eleição para o segundo turno. 
Não senhores... Não é o desemprego, a segurança pública, a saúde e a educação os temas fundamentais de uma campanha política no Brasil.
Os demotucanos se aproveitaram da boa fé dos brasileiros e ondas de emails e boatos de que Dilma implantaria o aborto no Brasil - como se fosse atribuição do presidente fazer isso - o que fez muitos brasileiros enxergarem em Dilma a besta apocaliptica, mudando seu voto durante o primeiro turno.
" Dilma é a favor de matar criancinhas", esbraveja no Rio de Janeiro ao lado de Indio da Costa, Monica Serra, esposa de José Serra.
Pois bem... Termina o primeiro turno, e a propaganda no rádio e na televisão recomeça... Serra usa e abusa de termos, imagens e símbolos que apelam para a associação de Dilma ao aborto e a sua candidatura a defesa da vida...
10/10/2010: Debate na Band: Dilma Roussef, indignada com a fala da puritana Monica Serra, afirma ao tucano:
“Sua esposa, Monica Serra, eu vou dizer o que ela falou: a Dilma é a favor da morte de criancinhas. Isso é um absurdo”.
Serra não defendeu a mulher, muito menos respondeu a acusação feita por Dilma a Monica.
Para os poucos brasileiros que assistiram a esse debate a história tinha morrido ali. Para os defensores de Serra, Dilma teria apelado até por difamar a esposa do tucano... Para os de Dilma, Serra demonstrou covardia por não defender nem responder a acusação da petista.
Mais a história não acabou ali.
Uma telespectadora do debate, a coreógrafa Sheila Ribeiro disse ter ficado indignada ao tomar conhecimento das palavras de Monica Serra. Isto porque de acordo com a coreógrafa, Monica Serra,  ex-professora de Sheila na UNICAMP  e esposa do candidato tucano, o  "defensor da vida, da moral e dos bons costumes", confessou ter feito um aborto no Chile após o quarto mês de gestação, assim que Serra se exilou do país e a família vivia uma situação instável.
“Com todo respeito que devo a essa minha professora, gostaria de revelar publicamente que muitas de nossas aulas foram regadas a discussões sobre o aborto, sobre o seu aborto traumático. Mônica Serra fez um aborto. Na época da ditadura, grávida de quatro meses, Mônica Serra decidiu abortar, pois que seu marido estava exilado e todos vivíamos uma situação instável”.
E estas declarações - confirmada por vários alunos da UNICAMP/turma 1992 -  não recebi através de campanhas difamatórias via emails ou escutei falar da boca de algum petista raivoso. 
Vários meios de comunicação ampliaram o desabafo de Sheila Ribeiro ao Correio do Brasil (clique aqui). Essa mesma notícia pode ser lida no R7 (clique aqui), no Portal Terra (clique aqui), no Yahoo (clique aqui), no portal do jornal O Dia (clique aqui), e até mesmo, quem diria, Na FOLHA de SÃO PAULO (clique aqui) .
Não se trata de condenar Monica Serra pelo aborto realizado. Mais o fato é que é demasiado hipócrita da sua parte e a do seu marido atirar pedras em Dilma, acusando-a de "matar criancinhas", engrossando o caldo dos boatos da "Dilma satânica" que povoa o imaginário de milhões de pessoas de boa fé, manipulados pela campanha demo-tucana. 
Se esta história for realmente verdade estará provado o velho ditado popular, que reza que o feitiço pode virar contra o feiticeiro... Poderá ficar claro que antes dos supostos "valores cristãos" de José Serra para se posicionar contra o aborto, vem o interesse eleitoreiro que converte miraculosamente ateus em papa-hóstias dos mais carolas.
E como nunca, o eleitor poderá ter a clareza que faltava para mensurar o baixo nível que chegou essa campanha eleitoral, marcado por calúnias e difamações, boatos e distorções... Dá medo de imaginar o futuro do Brasil nas mãos de quem é capaz de realizar uma campanha sórdida de boatos como esta... Ainda mais quando se tem teto de vidro.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O ESTRATÉGICO FUNDAMENTALISMO DE SERRA

Por Marcos A. de Souza.
A  boataria levou a eleição para o segundo turno. O voto cego, encabrestado pela mídia e pelo submundo da política  fez baixar como nunca antes o nível do verdadeiro debate que deveria ocorrer entre as diversas forças que aspiram o poder no Brasil.
Serra e seus partidários  vestiram o turbante do fundamentalismo digno dos aiatolás iranianos e misturaram política e religião... Voltaram a Idade Média, época em que associar o inimigo as forças ocultas era a prática dominante para calar as vozes dissidentes...
Uma verdadeira Guerra Santa está sendo pregada em pleno horário eleitoral, enquanto que as verdadeiras propostas para o país são questões triviais, relegadas a um segundo e apagado plano.
Já assistimos este filme antes... Lula se eleito iria fechar as igrejas evangélicas e mudar a cor da bandeira brasileira... O vermelho do marxismo-leninismo iria substituir o ufânico verde das nossas verdejantes matas!!!
E valia até atriz global do calibre de Regina Duarte aparecer em pleno horário eleitoral dizendo que estava com medo...
É a velha estratégia de abusar da boa fé das pessoas sendo revisitada pelo mesmo grupelho político que ambiciona retornar ao poder.
Não dizem o que são e querem mostrar o que não são... Se escondem atrás de polemicas desnecessárias em uma campanha eleitoral para desviar a atenção dos eleitores para o que realmente importa: a comparação entre o governo LULA e o governo FHC.
É a velha estratégia de César: "Dividir para vencer"... 
Na seqüência, não deixem de assistir o verdadeiro debate que deveria estar sendo empreendido pelos candidatos: o neoliberalismo demo-tucano representado por Serra versus a continuidade do governo Lula, representado por Dilma Roussef:

terça-feira, 5 de outubro de 2010

DA DECISÃO DE MARINA...

Por Marcos A. de Souza
Incrível como os políticos mudam fácil de opinião. Os demônios do passado viram criaturas angelicais quando se trata de extrair algum benefício político. Que o diga José Serra, cujos promotores da campanha e os media mass utilizaram Marina Silva como parte de sua estratégia para levar a eleição para o segundo turno...
Há poucos dias antes das eleições, Serra dizia o seguinte a Marina Silva no debate da TV Globo: " [...] você e a Dilma tem muito mais coisas parecidas do que quaisquer outros candidatos aqui. Você ficou no governo, ficou no PT até a pouco, você estava no governo do Mensalão. Não saiu do governo, continuou lá como ela... Vocês tem muitas coisas parecidas..." (Veja o vídeo abaixo)
Ora, e agora o tucano vem afagar Marina por apoio  político no segundo turno? Não foi ele mesmo que disse que Marina tinha mais semelhanças com Dilma do que com qualquer outro candidato?  Dá pra confiar em quem muda de opinião em menos de dez dias?

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

SEGUNDO TURNO: UMA VITÓRIA DA BOATARIA E DO ANALFABETISMO POLÍTICO...

Por Marcos A. de Souza
Todos os dias recebo dezenas de emails. Alguns deles - a maioria diga-se de passagem - é composta de um conteúdo anti-Dilma, boatos na verdade,  que com certeza também entopem sua caixa de emails.
Tem pra todos os gostos: Dilma se eleita não poderá entrar nos EUA porque teria participado do sequestro do embaixador estadunidense, uma suposta amante de Dilma Roussef reclamaria pensão ou ainda, que a petista teria propalado sabe se lá onde que nem Jesus Cristo tiraria sua vitória nestas eleições. 
Soma-se a essa onda de boatos apócrifos a associação de Michel Temer, vice de Dilma ao satanismo.
Ministros de Lula e Dilma ao centro, ao lado de George W. Bush e seus ministros em abril de 2008: quem disse que Dilma Roussef não pode entrar nos EUA? Muita gente ainda acredita neste boato... É de dar pena... 
Dilma e Obama em julho de 2009: Para quem não conseguiu identificar Dilma na foto acima, onde estão as algemas de Dilma?
Não obstante, clérigos "bem intencionados" tem alertado seus incautos fiéis que Dilma é o anti-Cristo em pessoa, a assassina de fetos, a  terrorista que ameaça a segurança das famílias ou ainda, que é  a semeadora de inúmeras bestialidades apocalípticas como a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Elege-la seria o mesmo que antecipar o Armagedom, o Apocalipse propriamente dito...
Serra e o prefeito de São Paulo na Parada Gay de 2009... Ué, não é  a Dilma  a única candidata que apóia o casamento Gay? O que Serra está fazendo na Parada Gay? Parecem muito a vontade para quem se opõe a tal prática não é verdade?
Há quem trema e faça o sinal da cruz diante da aparição de Dilma na televisão...
Recordo do tempo que era criança, e que meu avô do alto de sua ignorancia temia a eleição de Lula porque o "barbudo"  implantaria o comunismo e marcaria o começo do fim dos tempos. O pobre não viveu tempo suficiente para ver a solidez de sua crença se desmanchar no ar...
Os mesmos que hoje semeiam tais boatos contra a candidatura de Dilma, são os herdeiros políticos daqueles que semearam na população mais simples a crença de que os comunistas comiam criancinhas, e que por serem seus promotores pactuados com o demônio, deveriam ser caçados e exterminados.
Dilma e o terrorismo midiático: Associar Dilma ao terrorismo e a bandidagem  só é possível em um país em que se desconhece a própria história. Se hoje podemos votar para presidente, muito devemos a Dilma e aos heróis da resistencia a Ditadura Militar, que não hesitram em colocar a vida em risco em prol da liberdade e da democracia. Na África do Sul, Mandela pegou em armas contra o apartheid, foi preso e hoje é considerado um herói nos quatro cantos do mundo, inclusive ganhando um Nobel da Paz... Por aqui Dilma pegou em armas contra a ditadura militar, foi presa e torturada tal qual foi Mandela.... Na Africa do Sul, somente os racistas e os tiranos chamavam Mandela de terrorista. Aqui no Brasil somente os saudosos da ditadura tem razão para associar Dilma ao banditismo...
É a mesma estratégia medieval de associar os cientistas e célebres pensadores da História como Galileu Galilei, Giordano Bruno e tantos outros ao demonio, por se interporem no caminho do status quo da época. E a multidão embriagada pela lavagem cerebral promovida pelos ideologos da época assistiam hipnotizados as labaredas das fogueiras inquisitórias, que limpavam a Terra da mácula dos embaixadores do diabo.
Nem o próprio Cristo esteve livre deste tipo de manipulação, uma vez que os detratores de Jesus utilizaram a fé religiosa da população da época para condená-lo à Cruz, como fica claro no Evangelho de São Marcos (14, 53-65), onde os sumos sacerdotes judeus acusaram Jesus de blasfemar e de subverter a ordem estabelecida.
A indústria da boataria faz sucesso particularmente entre a população mais simples, religiosa e analfabeta, não estando isenta de penetrar os incautos detentores de cátedras universitárias.
Goebbles, o célebre ministro da propaganda de Hitler já sabia da formula utilizada pelos detratores de Dilma: "Uma mentira dita cem vezes se transforma numa verdade".
"O povo brasileiro sabe escolher, é a continuidade do governo Lula, e após as eleições nós vamos dessarmar o palanque e estender os braços aos nossos adversários, o candidato Serra está convidado a participar do meu governo, porque nesta eleição nem mesmo Cristo querendo, me tira essa vitória, as pesquisas comprovam o que eu estou dizendo, vou ganhar no primeiro turno". A propósito desta frase, gostaria de saber quem é o amador marqueteiro de Serra que ainda não colocou no horário político a gravação em áudio e vídeo de Dilma pronunciando estas palavras!!! Se existe vídeo ou áudio com estas declarações, certamente ele teria sido utilizado na campanha eleitoral, saído na Veja ou aparecido no Jornal Nacional... Que pelo menos a tal jornalista que teria entrevistado Dilma desse uma entrevista e alcançado seus quinze minutos de fama...E Serra teria ganho a eleição no primeiro turno com 99,9% dos votos...
E na era do meio técnico-científico-informacional, os boatos se espalham na velocidade permitida pelos meios de difusão de massas, controlados estrategicamente pela classe dominante.
E analfabetos literais, funcionais ou políticos se convertem em terreno fértil para a semeadura destes boatos, fabricados nos QGs de campanha para causar a confusão e a distorção acerca deste ou daquele candidato.
Não é de se espantar que um dos fatores que reverteu a gigantesca vantagem de Dilma nestas eleições não foi uma discussão acerca da política econômica por exemplo proposta pela petista ou pelo tucano. Foram os boatos, as manipulações que apelaram para o sentimentalismo e a emotividade da maioria dos brasileiros, cujo indice de analfabetismo funcional atinge de acordo com o IBGE, surpreendentes 68% da população.
 Isso só vem demonstrar que no Brasil ainda se pratica o voto de cabresto, mais não aquele do início do século passado. Hoje os mecanismos encabrestam as consciências mais vulneráveis, utilizando para isso o que de mais moderno se tem em inovação tecnológica, embora a fórmula do terrorismo psicológico continua a mesma de séculos atrás: associar o inimigo político a forças do mal... E isso tem se mostrado eficaz enquanto a população continuar na ignorancia, dependendo de meios de informação monopolizados por grupos familiares comprometidos com candidaturas elitistas para se informarem...
José Serra é o único candidato que assinou ordens para realizar abortos no Brasil com até 5 meses de gestação... Isso quando ele era ministro da saúde do governo de FHC. Eis um trecho de documento assinado em 1998 por José Serra, e que pode ser lido na íntegra clicando aqui:  "É dever do Estado [...] acolher as vítimas [...]  e evitar outros agravos [...] o Ministério da Saúde oferece subsídios que assegurem a estas mulheres a harmonia necessária para prosseguirem com dignidade, suas vidas. [...] Os procedimentos para o esvaziamento da cavidade uterina deverão ser realizados em ambiente cirúrgico. Além dos equipamentos próprios de um centro cirúrgico, o serviço deverá contar com [...] kit para aspiração uterina - manual ou elétrica. [...] Os médicos deverão, além disso, ser treinados para a utilização de diferentes técnicas recomendadas para a interrupção da gestação. Posteriormente, o documento segue com instruções de como realizar tais procedimentos: (clique na imagem para melhor visualização):

NO VÍDEO ABAIXO, O FALECIDO PADRE LÉO DA CANÇÃO NOVA PROTESTA CONTRA A LEI DO ABORTO ASSINADA POR JOSÉ SERRA E FHC:

COMO MARINA "PERDE GANHANDO"...


Por Marcos A. de Souza.
Marina Silva foi o maior aliado de Serra nesta campanha presidencial. Muito mais que seus próprios correligionários, a camaleonica e ecocapitalista Marina que se camuflou de verde como parte de uma estratégia da direita brasileira  para recuperar o poder, foi o elemento decisivo para levar esta eleição para o segundo turno.
E isso não são palavras de alguém descontente, raivoso ou amargurado com os resultados das eleições de tres de outubro...
Em uma postagem de 5 de janeiro deste ano, intitulada "Vale tudo na Cruzada política para recuperar o sagrado Planalto das mãos dos hereges" (clique aqui para ler de novo)este blogueiro já apontava que Marina Silva era parte do plano orquestrado pelos demo-tucanos para retornar ao Planalto.
Naquela ocasião, em que a composição da chapa de José Serra ainda era uma incógnita, cogitei apontar o nome de Marina como uma possibilidade de ocupar a posição de vice do tucano, porque já tinha clareza o suficiente de que Marina iria jogar a favor de Serra.
Não estou dizendo que Marina entrou no jogo sujo da mídia e dos demo-tucanos: foi utilizada como a  "terceira via", necessária para levar a eleição para o segundo turno... Porque sem Marina, Dilma estaria eleita em primeiro turno com larga vantagem.
A imprensa reforçava minhas suspeitas. Muitos elogios vindo dos media mass mais comprometidos com a candidatura serrista me cheiravam uma estratégia muito bem planejada. Naquela ocasião escrevi:"Até ontem mesmo, Marina Silva fazia parte do PT. Pelo raciocínio  do paladino da arrogancia Reinaldo de Azevedo e sua camarilha, ela não passava - assim como todos os petistas - de uma petralha, uma mistura de petista  com "irmãos metralha". Bastou que Marina, num desses providenciais arrependimentos, antecedidos de uma visão reveladora muito comuns nas vésperas eleitorais,  renunciasse a sua antiga "vida de pecado" (como petralha que era)  para ganhar a remissão dos todo-poderosos media mass, até mesmo dos mais reacionários, que inclusive passaram a cogitar a beatificação da senadora".
Ainda não estava claro o papel que a ecocapitalista iria exercer em favor da candidatura Serra. Mais adiante sentenciei:"Como uma espécie de santa protetora das florestas nessa era apocaliptica de aquecimento global , a Imaculada Marina poderia já na sua assunção ter despencado do altar, caso a  Legislação Eleitoral fosse colocada em prática. De acordo com esse código canônico que deveria reger as regras da política brasileira, o simples fato de Marina Silva ter trocado o PT pelo PV já seria motivo suficiente para ela perder o seu mandato por infidelidade partidária.Não obstante, os promotores midiáticos do processo de beatificação - leia-se a revista Veja, O Globo, e os demais media mass -, sempre com suas penas afiadas e suas sentenças inquisitórias, condenando os hereges à fogueira da execração pública, silenciaram-se sobre esse pecado mortal da nossa "Santa Amazonica".
Como a imprensa podia se calar diante de um pecado tão mortal para qualquer petista arrependido? Somente se a petista em questão fosse consciente ou inconscientemente a carta na manga dos demo-tucanos, que “[...] embaralharia a campanha de 2010, pegando o PT no contrapé e enterrando de vez a desastrada candidatura de Dilma Rousseff”, como disse ipsis litteris o ex - porta-voz  das elites, Diogo Mainardi.


Nesse contexto não havia mais segredos: Marina exerceria um papel de alternativa, a "terceira via", capaz de atuar em favor da candidatura Serra que começava a despencar na mesma proporção que Dilma Roussef crescia vertiginosamente.
Num trecho desta antiga postagem fui mais adiante, relacionando a ex-ministra de Lula a estratégia demo-tucana de "dividir para vencer": Vê-se que a petralha de ontem, agora beatificada, emerge como uma santa milagreira capaz de ajudar a vencer a épica batalha, naquilo em que sua concepção elitista e até neofascista, qualifica como do bem (PSDB, DEM) contra o mal (PT, PCB, PC do B...) [...]  e a consciencia política dos eleitores é facilmente manipulada pelo charlatanismo do poder emburrecedor da mídia, parece valer de tudo - ao menos na cabeça da direita elitista -  nessa cruzada eleitoral para recuperar o sagrado Planalto dos hereges "petralhas".
E justamente foi isso que aconteceu. Marina fez uma campanha confusa, misturando no mesmo embornal antíteses como se fossem sinônimos: Ora elogiava FHC, ora tecia elogios ao governo Lula... Tudo isso regado a doses cavalares de ecocapitalismo selvagem, que deixaria Chico Mendes revoltado caso estivesse vivo.
E antes que meu email se entupa de reservas de consulta, este humilde blogueiro adverte que não tem vocação para cartomante... Só é um observador atento destas artimanhas que podem passar desapercebidas pelos inocentes olhares dos mais incautos.
Agora resta uma incógnita: A quem Marina irá apoiar, Serra ou Dilma? 
Isso não faz muita diferença, uma vez que Marina Silva não é uma liderança com a capacidade de se fazer ouvir pelos seus eleitores, que viram nela mais uma válvula de escape do que uma opção real de voto.
Mas de qualquer modo, de acordo com os astros que acabei de consultar Marina não apoiará formalmente Serra. Se caso não apoiar Dilma no segundo turno irá semear a neutralidade, o que já é um apoio ao tucano.
Uma coisa fica claro: Marina nunca joga para perder: Como ela mesmo disse em um recente debate: "Perde ganhando"... Veremos como será isso.