quinta-feira, 25 de março de 2010

TERREMOTO MORAL NO HAITI: O NOJO DE BUSH AOS HAITIANOS


Como se não bastasse o poderoso sismo geológico que dizimou a vida de mais de duzentos mil haitianos no começo deste ano, parece que dezenas de réplicas deste avassalador terremoto voltaram a sacudir o "inferno deste mundo", multiplicando o sofrimento e agonia de um povo que por séculos se viu amaldiçoado pelos demônios da dominação e da exploração estrangeira.
A última destas réplicas, registrada pelas camêras nesta segunda-feira não ocorreu devido as movimentações de placas tectônicas na América Central, mas por algo com um poder de destruição similar, que em menos de uma década dizimou centenas de milhares de vidas humanas por todo mundo em nome da democracia e dos direitos humanos. 
Como se fosse pouco os milhares de mortos pela espada justiceira do Príncipe Augusto da Paz e Paladino da democracia e dos direitos humanos em suas campanhas imperialistas, o Sr. Bush protagonizou uma das mais horrendas cenas de racismo e xenofobia já registradas por uma camêra de televisão.
Após Bush  apertar a mão de um haitiano, numa cena que deveria servir para limpar seu passado encharcado do sangue derramado nas guerras imperialistas estadunidenses, eis que sua mentalidade fascista, quase que num gesto instintivo , o induz a limpar suas mãos na camisa de Bill Clinton, outro com um passado não muito nobre.
Seria para limpar a "sujeira" impregnada na pele do haitiano que o tocou? 
Ora, se uma imagem vale por mil palavras, não há mais o que discutir... 
Bush carrega nas suas veias o "sangue nobre" da elite branca colonialista e escravista, e ao que parece, sua consciência permanece a mesma dos seus antepassados compatriotas, que do alto de sua cristandade consideravam o negro africano e seus descendentes, seres humanos de segunda categoria, quando não animais, cujo destino era a eterna condenação aos trabalhos forçados.
Era a maldição da cor, que institucionalmente vigorou, no país paladino da democracia e dos direitos humanos  até a década de 1960,  sob a forma da segregação racial que dividia a sociedade estadunidense em puros e impuros, limpos e sujos, salvos e condenados ao inferno da discriminação.
O gesto de Bush expressa o quão arraigado ainda está o pensamento racista da elite branca estadunidense, e ao mesmo tempo serve como uma didática lição para qualquer pessoa compreender a maldição que se abateu sobre o Haiti,  a primeira República das Américas, forjada por ex-escravos da civilizada Europa.
As potências que sorveram até a última gota de sangue saudável dos haitianos ( literalmente!) veem o Haiti como a escória, como a senzala deste mundo, como uma jaula onde se definham famintos animais que passaram da hora de serem extintos...
E parece que muitas décadas depois da libertação dos seus escravos o país fora  amarrado perpetuamente no tronco da miséria, açoitado de forma impiedosa pelas senhoriais potencias imperialistas e neocolonialistas que  ainda veem o Haiti como os senhores viam seus escravos no período colonial...
Neste caso o simples toque entre seres superiores e seres inferiores seria necessário para fazer tremer os mais elementares princípios da dignidade da raça humana num terremoto tão avassalador como aquele que ceifou milhares de vida... Como se um fato não estivesse ligado ao outro!
E a única escala capaz de medir a intensidade deste sismo é o sofrimento dos haitianos que já nasceram amaldiçoados pelos demônios que assombram o Terceiro Mundo desde que por aqui chegou a missão civilizatória européia.
E finalmente nos cabe perguntar se Bush estava mesmo com medo dos resfriados ou de se "sujar" com a cor de Obama, quando o texano borrifou um spray desinfetante nas mãos após cumprimentar o então senador por Illinois  a alguns anos atrás, como está documentado na página 57 do livro "The Audacity of Hope"  do próprio Obama:
“Obama!", o presidente (Bush) disse, apertando a minha mão. “Venha aqui conhecer a Laura”.... O Presidente se virou para um auxiliar próximo, que borrifou um monte de desinfetante para mãos nas mãos do Presidente. “Quer um pouco?”, o Presidente perguntou. “Coisa boa. Evita resfriados.Não querendo parecer anti-higiênico, eu borrifei um pouco nas minhas mãos. Depois Bush diz “Espero que você não se aborreça se eu lhe der um conselho... Todo o mundo vai ficar esperando que você escorregue, entende o que digo? Então, tome cuidado!

As luvas são para Bush se proteger do frio ou para não se "sujar" com a pele de Obama?

quarta-feira, 24 de março de 2010

O PETRÓLEO É NOSSO... DE TODOS NÓS



Por Marcos A. de Souza.
Quando Getúlio Vargas na década de 1950 proclamou a célebre frase "O petróleo é nosso", com certeza não estava se referindo que as riquezas hidrocarboníferas do território brasileiro, e que a partir de então passariam a ser exploradas pela Petrobrás, pertenceriam na sua maioria aos estados produtores.
Antes, queria dizer o que qualquer pessoa de boa fé entenderia sem a necessidade dos intermediários midiáticos que vociferam contra a redistribuição dos royalties em nome dos interesses chauvinistas das elites locais, que as receitas oriundas da exploração do petróleo seriam em benefício à população de todo o território nacional.
Mais não é o que ocorreu de fato. Primeiramente há que se atentar para o próprio conceito de royalties, que seriam uma forma de compensar financeiramente as regiões produtoras pelos possíveis impactos socioambientais ao território onde está instalada, nesse caso específico, a exploração petrolífera.
Sendo assim, seria lógico que os estados que mais produzem ficassem com uma fatia maior desta compensação financeira... 
Mais a matemática dos royalties não foi lá dotada de uma lógica racional, que levasse em conta que as riquezas petrolíferas exploradas no Rio de Janeiro ou no Espírito Santo fosse antes de qualquer outra coisa, propriedade de todos os brasileiros, habitem em qualquer parte da geografia brasileira.
Para se ter uma idéia desta concentração, mais de 5 mil municípios dividem cerca de 7,5% dos royalties do petróleo, enquanto os estados e municipios produtores concentram mais de 55% destes. 
Não obstante, a Petrobrás só conseguiu atingir a capacidade técnica e operacional de vanguarda, graças aos esforços em pesquisa em ciência e tecnologia, impulsionados pelos impostos da população de todo o território. 
A descoberta do Pré-sal, e a possibilidade real de sua exploração, é um exemplo de como esses esforços financiados por milhões de brasileiros,  contribuem para uma ampliação da margem de lucro da Petrobrás e a injusta concentração dos royalties em apenas alguns estados produtores, quando estes deveriam se converter em um benefício a todo o território nacional.
Se  o mar territorial dos estados produtores possui afetações devido à exploração petrolífera, o dinheiro pago como compensação, não está sendo investido todavia para minimizar estes impactos... E pelo que se sabe, não há como apontar se estas afetações de fato tem trazido prejuízos aos estados e municípios produtores. Tampouco foi utilizado de forma eficiente para diversificar a economia destes estados, que não fugiram da "maldição do petróleo", por dependerem de royalties para garantir parte significativa dos serviços que o estado presta a sua população.
A emenda Ibsen num ano eleitoral pode ser taxada de oportunista, mas convenhamos, é um mal necessário...
Para aqueles 150.000 cariocas que marcharam em defesa dos bilionários royalties cabe aos mais de cinco mil municípios da federação num coro uníssono responder que o petróleo é nosso... E isto vale inclusive para o futuro marco regulatório da exploração do Pré-Sal...
Não só do Rio de Janeiro ou do Espírito Santo, mas de todos nós, 190 milhões de brasileiros...
Afinal, DEMOCRACIA não combina com concentração, mais sim com distribuição.

domingo, 21 de março de 2010

DA GUERRA MIDIÁTICA CONTRA CUBA... A CONTRAINFORMAÇÃO:

Por Marcos Antonio de Souza.
Nas últimas semanas Cuba está no alvo de um furacão... daqueles que há muito tempo não assolava o país caribenho...
Não que a natureza esteja enfurecida com Cuba, porque estamos longe da temporada dos furacões.
Se trata de um meteoro que se formou nos escritórios da Casabranca e ganhou força ao atingir Miami, se deslocando com uma força avassaladora rumo Havana, com o objetivo de derrubar a Revolução Cubana.
Os ventos da desinformação sopram a centenas de quilômetros por hora e são capazes de levar as nossas casas em tempo real a agonia das vítimas e elencar os culpados de tal situação...
Se trata de uma campanha midiática que trata de desacreditar o governo cubano ante ao mundo, levada a cabo por países sem nenhum direito ou moral de falar em direitos humanos, democracia ou coisas do gênero...
A tempestade ganhou força com o falecimento de Orlando Zapata Tamayo, cuja greve de fome o levou a morte em 26 de fevereiro. Não nos cabe o mérito de julgar se era um preso comum ou político, mas sim à justiça cubana, cuja Carta Magna foi votada em plebiscito nacional em 1976.
Acaso alguma mente brilhante, que disparou seus mísseis e seus tinteiros contra Havana, ousaria questionar o fato de que qualquer cidadão que receba dinheiro nos EUA da embaixada do Irã por exemplo, está sujeito a penas similares a dos cubanos que recebem dinheiro e meios da SINA - uma espécie de embaixada estadunidense em Cuba?.
Sugiro a estes charlatões lutadores dos direitos humanos que cegam seus olhos diante das atrocidades cometidas pelos EUA ou mesmo por seus patrocinadores, que leiam a Lei Patriota dos EUA...
Não obstante, miremos nossos olhares miopizados pela mídia a outros rincões do "mundo civilizado", que agora se somam ao coro dos que condenam Cuba.
REPRESENTAÇÃO DIPLOMÁTICA DOS EUA EM CUBA: ESCRITÓRIO DA CONTRA-REVOLUÇÃO
Nunca ouvi, nem vi e muito menos li na nossa parcial imprensa alguma reportagem que chamasse a atenção para os presos políticos da França, da Itália, da Espanha, e de tantos outros países que possuem uma legislação semelhante a cubana, quando se trata de colaboração com governos estrangeiros para conspirar contra o status quo do regime em vigor em cada um destes países.
No país paladino da democracia e dos direitos humanos, mais que mantém em nome da democracia e dos direitos humanos centenas de presos políticos em Guantanamo, Abu Graib e sabe se lá quantos mais  em obscuros rincões do mundo, transladados por dezenas de voos secretos com o aval do "mundo civilizado" que se une a campanha midiática contra Cuba, preve uma pena de 20 anos de cárcere para quem preconize a derrubada do regime vigente ou atente contra o "interesse nacional".
5 CUBANOS PRESOS NOS EUA: ACUSADOS DE ESPIONAGEM PEGARAM PENAS QUE VARIAM DE 15  A PRISÃO PERPÉTUA. OITO PREMIOS NOBEL E  MILHARES DE INTELECTUAIS, ALÉM DE VÁRIAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS CONDENAM O PROCESSO QUE OS LEVOU PARA A PRISÃO. ESTAVAM INFILTRADOS EM GRUPOS DE MIAMI QUE PLANEJARAM NOS ANOS 90 ATENTADOS TERRORISTAS EM CUBA. PRESOS POLÍTICOS?
Além disso, se um cidadão estadunidense manter contato com embaixadas estrangeiras, especialmente a dos países "inimigos", poderia incorrer no crime de conspiração, e poderia estar sujeito a uma pena que poderia variar de 3 a 10 anos de cadeia.
E como sabemos esta pena pode ser infinitamente maior. A prova disso é a recente condenação de um casal de velhinhos nos EUA por estes terem supostamente colaborado com o governo cubano. O sr. Myers, de 72 anos foi condenado a prisão perpétua, e sua esposa, sete anos e meia de prisão, além de pagarem uma multa de quase 2 milhões de dólares. 
Casal de idosos sentenciados nos EUA por colaborarem com Cuba: presos políticos?

Colaboraram com um governo estrangeiro e pela Constituição dos EUA ameaçaram os interesses nacionais... Os dissidentes cubanos colaboram e recebem dinheiro de embaixadas de vários países, inclusive dos EUA. Pela Constituição cubana também ameaçaram os interesses nacionais de Cuba.
Já na terra do Rei, coroado pela Falange Franquista, qualquer cidadão que mantiver contato com diplomatas ou agentes de inteligência estrangeiros, com o objetivo de prejudicar o Estado espanhol, está sujeito a uma pena de 4 a 8 ano de prisão.
Ademais, prevê uma pena que pode chegar a 15 anos de cárcere aos que se rebelem com o objetivo de modificar a Constituição ou de ameaçar  "destruir ou suprimir faculdades do rei da Espanha.".
ARNALDO OTENGI, CONDENADO   NA ESPANHA POR RETOMAR AS ATIVIDADES DO  ILEGAL PARTIDO  BATASUNA
Já na França, este mesmo tipo de atividades tidas como subversivas, levará a liberdade do cidadão a ser guilhotinada por um período de até 30 anos, além de uma multa de mais de 450 mil euros.
Na Itália de Berlusconi, o cidadão que vai contra os "interesses nacionais", e recebe dinheiro do exterior para tal,  pode ficar encarcerado entre 3 e 10 anos.
Não obstante muita gente defensora dos direitos humanos por aqui, ousou chamar Daniel Dantas de "preso político" do governo Lula...
Zapata Tamayo era um homem simples... Tinha uma causa... Mas infringiu a Lei Constitucional de Cuba, inclusive com crimes comuns.A este cidadão, que nossos meios de difusão de massas batizaram como o "pedreiro radical", é imputado o crime de ferir com golpes de facão, a cabeça de um cidadão comum.
Zapata Tamayo morreu... Morreu o pedreiro, nasceu um mártir para os dissidentes.
Dissidentes estes que fizeram de sua militância uma profissão bastante rentável, tendo em vista que o governo estadunidense remete dezenas de milhões de dólares para financiar a contra-revolução interna. Crime na maioria dos países do mundo civilizado.
Tamayo não morreu a míngua como publicaram os mass media.
HOSPITAL HERMANOS AMEIJEIRAS: O MELHOR DE CUBA, ONDE FALECEU ZAPATA TAMAYO.

Antes, foi atendido inclusive no melhor hospital de Cuba, o Hermanos Ameijeiras de Havana.A prova cabal de que os profissionais médicos da saúde de Cuba trabalharam para salvar-lhe a vida são as palavras de sua mãe, Reyna Luisa Tamayo, também dissidente, e que podem ser ouvidas na integra nvideo a seguir, em que elogia o esforço dos profissionais que atenderam seu filho durante a greve de fome.
Ainda nesse vídeo fica evidente a trama engendrada pelos "dissidentes", em que obrigam a mãe de Orlando Tamayo a priorizar as entrevistas a fontes periodisticas do exterior em detrimento das visitas que esta faria a seu filho no leito de morte.
Afinal, este "iria morrer de qualquer jeito", como sustenta um agente da dissidência em conversação com seus líderes de Miami.
Algum destes guerrilheiros das palavras apontou que nenhum dos seus colegas de dissidência ao menos tentaram persuadir Zapata para que este desistisse de sua ação? No fundo, muitos torciam por sua morte, apresentada como uma espécie de "troféu coletivo" como escreveu o ensaista cubano Enrique Ubieta... Agora, muitos torcem pela morte de Fariñas...
Transformaram uma ação voluntária de Orlando Zapata em um fuzilamento perpetrado pelo governo cubano.
Está aí, criaram um mártir...
Martírio que nenhum lider da dissidência ousou levar ao fim... E como escreveu um jornalista cubano, o movimento dissidente considerava Zapata como um militante "dispensável". Porque Marta Beatriz Roque, Yoani Sanchez, Espinosa Chepe, Payá Sardiñas e tantos outros renomados líderes da dissidência não levaram tão radical protesto as ultimas consequencias? 
Simplesmente porque sem eles o negócio da dissidência não se frutifica.E a prova de que não se prende em Cuba pelo que as pessoas pensam, mais pelas suas ações, é o fato de as maiores lideranças da dissidência estarem em plena atividade em Cuba. 

Lideranças da Dissidência cubana: Todos em liberdade e atuando em atividades da oposição.
E fatidicamente Lula chegou a Havana enquanto morria Zapata. Foi crucificado por não interceder junto a Raúl pela liberação dos "presos políticos"...
Após a morte de Zapata, Guillermo Fariñas, que é sério candidato a entrar no Guiness Book pelas 23 greves de fome já perpetradas,  sucedeu Orlando, colocando por sua conta a sua vida em risco, estando a mais de 20 dias sem ingerir alimentos..
E tome mais bombardeio ao governo cubano. 
Enquanto isso, o processo eleitoral cubano está a todo vapor para eleger prefeitos e vereadores em todos os municípios do país, e não se ouve, nem mesmo da boca destes dissidentes nenhuma palavra sobre estes pleitos. 
Centenas de médicos estão trabalhando silenciosamente no Haiti, mesmo depois dos holofotes e dos microfones sensacionalistas terem batido em retirada assim que surgiu outra notícia mais interessante para se especular. E tem salvado mais de 442 233 vidas humanas, numa ação desinteressada e internacionalista do empobrecido e bloqueado país.
Outras dezenas de milhares estão em missões internacionalistas por países em que a maioria das pessoas sequer escutou os sorridentes ancoras do Jornal Nacional mencionar... logo, para a grande massa, não existem.

ESSES SÃO OS DIREITOS HUMANOS QUE PREGAM OS EUA?

Isso não significa que a morte de Zapata ou possivelmente a de  Fariñas não é lamentável do ponto de vista ético, moral e humano. Mais definitivamente condenar o governo cubano por elas seria absolutamente insensato. 
Afinal, a greve de fome é uma chantagem em que se coloca em risco a maior dádiva entregue aos seres humanos, por conta e risco. E ceder a esta chantagem é fazer o jogo do inimigo.
E Zapata e Fariñas foram enganados pelos seus companheiros de dissidência... Porque nenhum dos grandes líderes da oposição, financiados pelos EUA  ousariam entregar sua vida por algo que são pagos para difundir.
Até a Igreja Católica cubana, ao lamentar a morte de Zapata condenou a greve de fome levada a cabo por Zapata.
Os dois dissidentes são vítimas tanto da política exterior dos EUA para Cuba, quanto dos meios de difusão de massas que elevaram sua chantagem a condição de martírio.
E que contraditoriamente taxam de terroristas os que se doam a causa palestina...  Quanta contradição.
E do bloqueio contra Cuba, nenhuma palavra... Da agonia, do atentado ao direito de milhões de seres humanos, nenhuma manchete de primeira página, nenhuma reportagem especial...

COMO FUNCIONA A DEMOCRACIA ESTADUNIDENSE: