quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

"ARMAS SILENCIOSAS PARA GUERRAS TRANQUILAS"...

Má alimentação, sedentarismo, tabagismo e tantos outros hábitos inadequados aumentam o risco de um indivíduo desenvolver um câncer. Parece que agora, além de todos estes hábitos,  deverão incluir nos manuais médicos que um dos fatores de maior risco para desenvolver algum tipo de câncer é se tornar presidente de um país sul-americano... Ainda mais se o presidente for de esquerda.
Dos 13 países que possui a América do Sul, 7 são atualmente governados por líderes considerados de"esquerda". Destes 7 países, 5 líderes foram diagnosticados com algum tipo de câncer, o que totaliza 71,5% dos últimos líderes de esquerda eleitos nos últimos anos no subcontinente, enquanto que dados da Organização Mundial de Saúde apontam que menos de 2% da população mundial convivem com essa doença ao passo que cerca de 0,1% da população mundial foi diagnosticada com câncer neste ano.
Isto representa dizer que um presidente de esquerda sul-americano tem 715 vezes mais chances de serem diagnosticados com câncer do que um cidadão comum, e que se este mesmo risco fosse estendido a toda humanidade, mais de 5 bilhões de pessoas seriam diagnosticadas com esta doença no mundo, das quais 135 milhões somente no Brasil!!!
Se for levado em consideração somente os países sul-americanos que fazem parte do MERCOSUL   os dados são ainda mais assustadores: Todos os líderes diagnosticados com câncer presidem países-membros (Brasil, Argentina e Paraguai) ou em processo acelerado de ingresso ao bloco (Venezuela).
Presidente do Paraguai Fernando Lugo: Câncer Linfático em 2010
Hugo Chávez (Presidente da Venezuela): Câncer em 2011.
Dilma Roussef (Presidenta do Brasil)  segura a peruca: Câncer linfático em 2010
A Presidenta da Argentina, Cristina F. Kirchner:  Câncer de tireóide em 2011.
Não irei aqui engrossar o caldo das teorias conspiratórias. No entanto é notório que boa parte dos líderes diagnosticados com câncer no subcontinente, foram responsáveis pela implantação de uma série de medidas visando a integração regional latinoamericana, contrariando a histórica geopolítica estadunidense para região, expressa na frase de O'Sullivan:
"[...] seria intolerável que prejudicassem nosso poder, limitando nossa grandeza e impedindo a realização do nosso "Destino Manifesto", que é estendermo-nos sobre o continente que a Providência fixou para o livre desenvolvimento de nossos milhões de habitantes, que anos após anos se multiplicam...
Afinal, o projeto da ALCA está morto e enterrado, enquanto que alguns organismos regionais já existentes foram fortalecidos - como o MERCOSUL - e outros tantos foram criados, como a UNASUL e mais recentemente a CELAC, diminuindo a influência dos EUA na região com a ascensão de dezenas de governos progressistas numa porção territorial conhecida durante décadas como o "quintal" dos EUA.
Depois de patrocinar vários golpes de estado na América Latina, a estratégia agora poderia ser mais sutil: ao invés de bombas e exércitos derrubando governos pela força, um exército silencioso de vírus e substâncias químico-biológicas a serviço do imperialismo estadunidense poderia estar tentando derrubar governos com amplo apoio da população de seus países para instalar governos servis aos interesses de Washington. 
Yasser Arafat: Um empecilho para os EUA e para Israel . Morreu  de uma doença misteriosa em  2004. Em 2008  foi revelado que a verdadeira causa da morte fora envenenamento.
Afinal seria desastrosa uma intervenção militar contra governos com grande índice de popularidade, além do fato de que operações militares em tempos de crise econômica custariam bilhões aos cofres públicos imperiais.
Paranóia? Teoria da Conspiração? Pura ficção científica? 
Lord Byron dizia que  o melhor profeta do futuro é o passado. Quantos golpes de estado a CIA patrocinou na América Latina? Seria mais interessante questionar qual país da América Latina não sofreu um golpe de estado patrocinado pelos EUA... Quantas tentativas de assassinato a líderes do subcontinente? Que o diga Fidel Castro, que até entrou para o livro dos recordes como a pessoa que mais sofreu tentativas de assassinato da história. (mais de 600).
O que aconteceu na Líbia e no Iraque? Porque os EUA e seus aliados não intervém militarmente em algum país miserável da África governado por um ditador sanguinário?  Será que a ausência de recursos naturais significativos interfere na sensibilidade estadunidense pelos direitos humanos?
Afinal, a Venezuela caminha para a primeira posição no ranking das reservas provadas e prováveis de petróleo e  Brasil, Paraguai e Argentina  possuem grandes reservas de importantes recursos demandados pelos países capitalistas centrais.
Como a IV Frota não intimidou os governos progressistas latinoamericanos e as forças políticas  representantes dos interesses imperialistas no subcontinente não conseguem mais se manter no poder, quem sabe eliminando fisicamente líderes populares não retomam a influência sobre o seu quintal.
Não seria a primeira vez que recorreriam a esses métodos. Quem será a próxima vítima? Tome muito cuidado Evo Morales (Bolívia)... "Os astros" me dizem que será o próximo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário