domingo, 23 de maio de 2010

AS FRONTEIRAS DO DESTINO MANIFESTO...

"[...] seria intolerável que prejudicassem nosso poder, limitando nossa grandeza e impedindo a realização do nosso "Destino Manifesto", que é estendermo-nos sobre o continente que a Providência fixou para o livre desenvolvimento de nossos milhões de habitantes, que anos após anos se multiplicam...(O'Sullivan)
Esta frase sintetiza o quanto os pioneiros da "América" estavam empenhados em conquistar os territórios necessários para a consolidação de sua "Grande Pátria Imperialista". A águia de rapina so estava saindo do ovo.
Milhões de quilômetros quadrados foram anexados pela força das armas e pelo poderio econômico, arrebatando  do México quase a metade de seu território, num contexto em que o próprio presidente estadunidense  Ulysses Grant  afirmou ser esta guerra de conquista contra os mexicanos " [...] uma das mais injustas movidas em qualquer tempo por uma nação mais forte contra uma mais fraca ."
TERRITÓRIOS MEXICANOS SAQUEADOS PELOS EUA...
Entre estes territórios saqueados em nome do Destino Manifesto está o território do atual estado do Arizonas, onde a governadora promulgou uma lei anti-imigrantes que eleva a máxima potência da xenofobia o tratamento dado aos "chicanos", imigrantes ilegais, na sua maioria vindos dos antigos donos deste território usurpado pelos elegidos estadunidenses: os mexicanos.
Não obstante, esta Lei xenofóbica que intensificará o racismo e a discriminação, faz lembrar a antiga limpeza étnica promovida pelos estadunidenses, assim que fora promulgada a República do Texas e a posterior anexação aos EUA do antigo território mexicano em 1845, sob a justificativa de que o povo mexicano, desordeiro e violento por natureza traziam a insegurança e a violência para a região.
Não bastam os muros de concreto e aço que protegem o paraíso... Tampouco a polícia migratória ou as milícias paramilitares que tratam de descarregar a sua fúria sobre quem consiga vencer as impiedosas barreiras naturais do deserto ou do Rio Bravo, fronteira esta que demarca os limites entre o Norte imperialista e o Sul explorado.
Como se não bastasse tamanha contradição em impedir que os donos dos territórios saqueados pela força do "Destino Manifesto", há cerca de 5 décadas Washington vem demonstrando sua política de dois pesos e duas medidas quando se trata do tema imigração.
Se muros de concreto e aço impedem a concretização do "sonho americano" a milhões de mexicanos, as portas do "Paraíso" permanecem abertas aos cubanos, privilegiados através da "Lei de Ajuste Cubano", promulgado pelo presidente Lindon Johnson, na década de 1960, com o objetivo de desestabilizar e desacreditar a Revolução Cubana perante a opinião pública internacional, mediante ao estimulo da migração massiva de cubanos.
De acordo com esta lei, o cubano é o único cidadão do mundo, que se conseguir pisar em solo estadunidense não recebe o tratamento xenofóbico dispensados aos párias deste mundo. 
Antes, recebem automaticamente o direito de permanecer em solo ianque como "residente legal"...
A justificativa de Washington é que estes migrantes cubanos seriam refugiados políticos do "regime comunista de Fidel Castro", cujo fluxo tem tem caído drasticamente com a crise financeira que se abateu sobre os EUA . (Vai ver que a suposta repressão em Cuba é proporcional ao desempenho economico dos EUA...).
Estranha benesse negada aos chilenos que fugiam de Pinochet, aos zairenses que escapavam das garras de Mobutu, ou aos centenas de milhares de militantes pró-democracia que morriam nas masmorras dos regimes totalitários semeados pelos EUA.
E o que  dizer dos mexicanos, que tiveram seus territórios saqueados no passado e agora vêem a tão propalada liberdade de ir e vir ameaçada pelos ditames imperialistas que emanam do Arizona... 
Até onde eu saiba, O México e os EUA, além do Canadá fazem parte do NAFTA, um bloco econômico que supostamente objetivaria integrar seus países membros!!!
EXEMPLO DA "INTEGRAÇÃO" PROMOVIDA PELO NAFTA...
Isso só demonstra que aos imperialistas só interessam saquear ao povo mexicano através da livre circulação de capitais e de suas empresas maquilladoras, que com a ajuda das elites corruptas e entreguistas que desgovernaram o México, aprofundaram ainda mais a desgraça que se abateu sobre os mexicanos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário