segunda-feira, 2 de agosto de 2010

QUANDO "UMA MENTIRA DITA CEM VEZES VIRA UMA VERDADE"...

Por Marcos A. de Souza
Serra não conta somente com os marqueteiros com registro profissional, mais tem  contado com a ajuda explícita do monopólio midiático do Brasil na sua campanha.
Emissoras de televisão, jornais e revistas tem colocado seus soldados da desinformação no campo de batalha eleitoral, produzindo verdadeiros produtos dignos dos Comites de Campanha tucana.
As técnicas utilizadas nesse combate são das mais variadas possíveis. Incluem desde a autocensura de notícias que poderiam prejudicar o tucano, até a produção de panfletagem que camuflada de noticia imparcial tem feito milhões de prisioneiros da propaganda produzida nos quartéis generais da desinformação.
Serra é o "mais preparado",  aquele que travou uma épica batalha contra os monopólios da industria farmaceutica (mais que contraditoriamente não criou os genéricos) e mais uma lista sem fim de exaltação das qualidades daquele "melhor ministro da saúde do mundo" que prescreveu ficar longe do espirro dos porquinhos para se evitar a gripe H1N1.
Enquanto isso a artilharia pesada dos tinteiros e das cameras se voltam contra Lula e que também explodem em Dilma, condenada pelos media mass por ter lutado bravamente contra uma ditadura, - "Ditabranda" como panfleteava a FOLHA em um editorial saudosista dos anos em que as liberdades foram fuziladas pelas elites das quais é uma das porta-vozes mais iminentes.
Depois de flertar com a Operação Impeachment de Lula e apresentá-lo como o  "apedeuta", ou o "sapo de Deus" que deve ir a "sacrificio", ou ainda o "capacho de ditaduras [...] filtrado pelo sindicalismo oportunista e pelo stalinismo do petismo casca-grossa", agora é a vez de Dilma ser metralhada diante de uma massa de analfabetos políticos como sendo uma bandida comum, uma daquelas terroristas procuradas que ameaçavam as familias  de bem do Brasil, enquanto na verdade lutava e resistia bravamente contra uma ditadura que José Serra classificou de "delicado chá de senhoras".
"Delicado chá de senhoras" do qual Serra tratou de passar o mais longe possível, retornando ao Brasil somente quando a nada delicada senhora repressão e a sua camarilha resolveram capitular em face da resistencia da qual Dilma fez parte.
Não obstante, a velha e oportunista mídia, parcial desde sempre e utilizada para fabricar vilões e mocinhos mantendo assim intacto o pacto social que a sustenta, continua na trincheira daqueles que defendem um projeto que lhe de sobrevida. Afinal não é prudente cospir no prato em que se come.
E como já dizia um velho comandante de "mil batalhas" que liberdade de imprensa é um eufemismo burguês, nada melhor que desertar do time dos analfabetos funcionais consumidores da panfletagem ideológica  propalada pelos meios de difusão de massas que seguem regras tão claras de submissão e servilismo quanto as midias oficiais dos regimes explicitamente ditatoriais.
Nunca houve tanta falta de pluralismo na mídia brasileira como nos tempos atuais de hegemonia do neoliberalismo [...] . Os jornais de referência nacional se tornaram tão parecidos que é comum confundir um com o outro nas bancas de revistas. Trazem as mesmas manchetes, as mesmas fotos dispostas da mesma forma [...]Temos menos pluralismo [...] do que tínhamos na ditaduraBernardo Kucinski, Do discurso da ditadura à ditadura do discurso.
Não é demais lembrar a célebre frase do ministro da propaganda de Hitler, Josef Goebbels,  que certa vez pronunciou que "uma mentira dita cem vezes se torna uma verdade". Muito cuidado com as "verdades" e os comentários sapienciais dos soldados da desinformação que objetivam na verdade manter o status quo.

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