domingo, 10 de janeiro de 2010

O AQUECIMENTO GLOBAL ESTÁ DE FÉRIAS... AFINAL, ELE TAMBÉM É “HUMANO”...



Por Marcos A. de Souza

Nem mesmo o frio de Copenhagen foi capaz de congelar a tese do aquecimento global, diante dos chefes de estado e de governo que participaram do COP-15 na Dinamarca...
Talvez as últimas notícias que vem do Hemisfério Norte joguem um “balde de gelo” sob o fogo alarmista do IPCC - Painel da ONU para Mudanças Climáticas - , que há alguns anos vem aquecendo o planeta Terra com seus relatórios que traçam um cenário apocalíptico para este fim de século.
De acordo com esse organismo, a temperatura da Terra está aumentando em um ritmo crescente e a temperatura média do planeta será no final desse século até 4 °C maior do que é hoje.
O culpado? O homem.
Os resultados? A Amazônia sofrerá um processo de savanização, o aquecimento do mar aumentará a intensidade e a ocorrência de furacões, as calotas polares derreterão e o aumento do nível do mar inundará as cidades costeiras...  Tempestades mais fortes...O apocalipse!!!
Para frear esse processo, basta mudar os hábitos de consumo. Trocar os aparelhos eletrônicos consumidores de energia pelos que consomem menos, trocar a matriz energética por uma menos emissora de CO2, o que implicaria renovar grande parte da frota de carros, construir novas centrais geradoras de energia... Uma verdadeira revolução.
Há quem defenda instalar em órbita milhões de espelhos para refletir os raios solares para fora do planeta, ou ainda a instalação de gigantes torres submersas sob os oceanos para captar e  pulverizar  água do mar à atmosfera para induzir a formação de nuvens que reflitam a luz solar, enfim, uma parafernália que nem o autor dos Jetsons teve a criatividade de imaginar...
Trata-se na verdade de um conjunto de medidas e ações que buscam conduzir a humanidade a uma Nova Revolução Industrial, desta vez assentada na chamada geoengenharia e suas estratagemas para se neutralizar os efeitos negativos de toda uma base técnica na qual durante décadas assentou os padrões de acumulação do capitalismo, e que parecem estar em crise na atualidade.
Imaginem, se tudo aquilo que consumimos, produzimos e utilizamos está degradando o planeta...
Ora, vamos trocar tudo...
Alguém sairá ganhando uns bilhõezinhos... São os paradigmas da Revolução Industrial baseada na geoengenharia e nas tecnologias ecologicamente limpas sendo instalados. E observem o quão mais caro são esses milagrosos produtos que nos salvarão do apocalíptico desfecho!!!.
Na contramão das previsões do IPCC, o México tem vivido nos últimos dias a maior onda de frio dos últimos 124 anos, acompanhada por dezenas de mortos, principalmente em estados com hábitos tropicais em que as temperaturas costumam a ultrapassar os 40 graus.
Nos Estados Unidos, as baixas temperaturas alcançaram mínimas históricas de até - 45°C em determinadas regiões do país...
Surpresa maior foi ver que depois de muitos anos a neve caiu em Miami, onde os moradores foram obrigados a trocar os biquínis e as sungas de Miami Beach pelos empoeirados casacos guardados bem no fundo do armário. Há 112 anos não fazia tanto frío na Flórida, o mais tropical dos estados dos EUA,  onde fica localizado Miami.
Até na tropical ilha de Cuba, os termômetros encostaram nos quatro graus centígrados, a menor temperatura desse século no país caribenho.
Na Europa não foi diferente: há mais de três décadas não fazia tanto frio na Inglaterra. Já na Noruega os termômetros marcaram um recorde histórico de mais de quarenta graus negativos.
A França, Alemanha e a Polonia enfrentam nevascas históricas, as maiores das últimas décadas. Os Alpes Suiços que deveriam estar descongelando pelas previsões concordantes ao aquecimento global, sofre as piores avalanches desse século, transbordando de tanta neve!!!
 Na Ásia, as nevascas mais severas dos últimos setenta anos, castigaram a Coréia e a China no começo desse ano. E na Índia e no norte do Japão, os termometros despencaram como a muito tempo não ocorria.
É óbvio que o Hemisfério Norte está na estação do inverno... Mas um inverno que não se via desde  há muitas décadas... Doze décadas e meia no México, para ser mais preciso!!!
Já no Hemisfério Sul, os pesquisadores do INPE que atuam na Estação Comandante Ferraz na Antartida, apontam que a temperatura média anual nesta porção do continente gelado tem caído cerca de 0,6 °C ao ano nos últimos catorze anos, sendo que no inverno de 2009 se registraram as temperaturas mais baixas dos últimos 18 anos, na contramão da tese de aquecimento global do IPCC. Nenhuma palavra nos meios de difusão de massas sobre esse recorde negativo...
E muitos cientistas, muitos dos quais participaram do IPCC, hoje já estão voltando atrás nessas previsões catastróficas do aquecimento global e se dedicando a prognosticar o resfriamento global!!!
Onde está o Al Gore agora? Diante dessa verdade inconveniente?
Parece que o “o monstro que criamos”, como diriam os editoriais mais alarmistas da nossa imprensa , resolveu tirar férias... Afinal, eles, assim como os "despretenciosos e ingenuos" ambientalistas já não tem mais nenhuma dúvida de que ele é humano, e como tal tem lá suas fraquezas...
Pro Hemisfério Norte é que ele não foi.



                                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário