sábado, 23 de janeiro de 2010

SEGUINDO A CARTILHA DA MEDIOCRIDADE





Por Marcos Antonio de Souza

Dizem que a educação brasileira vai muito mal. Corroborando esta  tese, a UNESCO acaba de divulgar o "Indice de Desenvolvimento Educacional" no qual o Brasil regrediu doze posições, terminando no 88º lugar dentre 128 países...
Na América Latina, o Brasil, que detém a maior economia da região e a 10ª global, somente ganha de países como Haiti, Suriname, Guatemala e Nicarágua neste índice, ficando atrás de países como Bolívia, Honduras e Paraguai, estando anos-luz  atrás de Cuba, a primeira colocada na região.
Analfabetismo funcional, evasão e repetência somada a péssima qualidade do ensino levariam o Brasil a ocupar uma posição nada honrosa no Índice de Desenvolvimento Educacional da ONU, o que leva a crer que o sistema educacional brasileiro vai de mal a pior...
Mesmo diante destas evidências irrefutáveis custo a acreditar nesta hipótese. Prefiro acreditar nos dados que o nosso glorioso MEC vem divulgando há algumas décadas que mostram o quão eficiente é o nosso sistema educacional.
Quem não se lembra de uma recente propaganda estatal em que  diziam que estavamos próximos ao nível dos países desenvolvidos?

Ora, como que de uma hora para outra estamos perdendo para países subdesenvolvidos como Honduras, Bolívia e Paraguai?
Tem alguma coisa errada na tese de que a nossa educação vai mal... Sinceramente acho que nosso sistema vai muito bem. Avançou tanto nas últimas décadas que já podemos exportá-lo para o mundo, como a USAID fez nos anos de 1960.
Ora, que país se orgulha de ter multiplicado por dez os investimentos em educação nos últimos anos? E o retorno não poderia ter sido melhor: Formou uma massa de analfabetos funcionais com diploma de Ensino Médio, pronto para ingressarem nas Universidades privadas... É que nessa parte do mundo a liberdade de mercado é levada tão a sério que é possível comprar um diploma de nível superior mesmo sendo semi-analfabeto...
Universalizamos e democratizamos o nosso ensino em todos os níveis, a ponto de analfabetos serem diplomados sem sequer saber ler e escrever!!!
Revolucionamos os mecanismos de aferição da qualidade escolar, rebaixando o nível destas provas e aumentamos automaticamente os indices que medem a qualidade do ensino. Merecia um premio Nobel o cidadão que inventou esta engenhosidade , produto do nosso glorioso sistema educacional!
Nosso sistema educacional se supera : Supõe se que a  qualidade dos egressos é tamanha que o governo federal pensou a muitas décadas extinguir os cursos de formação de professores.  E esta constatação pode ser observada quando uma parte considerável dos nossos docentes lecionam matérias em que não possuem formação alguma. Sem contar os educadores que jamais se sentaram num banco de faculdade.
Nosso sistema educacional é tão avançado, que enquanto a ciência aceita por consenso universal o fato de que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, os alunos da rede estadual paulista,  aprendiam que a Bolívia e o Paraguai estão geograficamente sob uma mesma base física... e a descoberta mais intrigante: Há dois Paraguais na América do Sul... Está aqui o paraíso dos muambeiros...
 E o Uruguai mudou de lugar!!! Bem que dizem que abaixo da Linha do Equador pode tudo...
Falando em Equador, esse outro desapareceu do mapa...
Como os geógrafos nunca suspeitaram desta descoberta patenteada pela Secretaria de Educação do estado de São Paulo?

Que estamos tão avançados, não tenho dúvidas... Que o digam os pais dos alunos de nove anos que receberam livros no estado de São Paulo com mensagens  do tipo "Nunca ame ninguém. Estupre" ou ainda, “tome drogas, pois é sempre aconselhável ver o panorama do alto”...É a preparação do novo homem brasileiro, forjado no nosso glorioso sistema de ensino...
O sucesso é tamanho que em décadas nunca pensaram em aperfeiçoá-lo ou mudá-lo.
Também, com um sistema que forma analfabetos fucionais, inconscientes políticos, cidadãos passivos diante da corrupção dos nossos dirigentes,  o que resta é  coroar o sucesso do nosso  sistema educacional que vai muito bem... Cumprindo estritamente os objetivos para o qual foi criado: para ser um aparelho ideológico do Estado burguês e as classes dominantes que se alternam no poder.
Vem a décadas seguindo a cartilha da mediocridade e colhendo os doces e palatáveis frutos esperados pelo semeadores.
A UNESCO está errada. O sistema teria fracassado se aparecessemos nas primeiras posições deste ranking... Porque ele não foi criado para oferecer educação de boa qualidade, mas sim para formar  cidadãos semi-analfabetos que seriam incapazes de defender seus direitos e de sequer entender este texto...
Por aqui os professores devem fingir que ensinam e os alunos que aprendem . Está selado o pacto de mediocridade... Incentivado pelo Estado nas suas mais diversas representações...
E vale até bonus para aprovação compulsória...
Afinal, como dizia José Martí, herói da independencia cubana, "A melhor maneira de ser livre é ser culto".
Logo, a melhor maneira de se controlar o povo é mante-lo na ignorância. E nesta ciência o nosso sistema educacional está a anos-luz das nações melhores colocadas no ranking da UNESCO.

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